domingo, 8 de junho de 2014
Olá! Hoje eu vou falar um pouquinho de como é a minha vida de estudante. Eu sou aluna de Engenharia de Minas da UFOP e estou no quinto período do meu curso. 

Quando eu terminei o ensino médio, há uns dois anos e meio, e entrei na universidade, foi meio que um choque. Não, a vida de universitário não tem nada a ver com aquela mostrada nos filmes American Pie. É claro que tem algumas festas loucas e pessoas mais loucas ainda, mas esse não é o normal.

Na faculdade temos muito mais liberdade, aqui na UFOP, por exemplo, podemos escolher os horários da maioria das nossas aulas, escolher os professores e escolher quais matérias iremos fazer no semestre. Isso é muito bom, pois cada um sabe da sua capacidade, então podemos fazer mais ou menos matérias (aqui a gente chama de cadeiras), podemos adiantar o nosso curso e nos formar em menos tempo, mas podemos atrasar e acabar não formando no período ideal. Então temos que ter muita responsabilidade na hora de escolher e descobrir o que é melhor pra gente. 

Outra grande diferença são os professores. Até então estávamos acostumados com a matéria num livro específico ou com o professor escrevendo no quadro. Aqui não temos isso. No início de cada semestre, os professores passam uma lista de livro e temos que correr atras deles na biblioteca e escolher o que melhor atende às nossas necessidades. Muitos professores também não tem o hábito de escrever no quadro. A maioria das aulas é expositiva, o professor chega lá na frente e fala, fala e fala sobre a matéria e cabe a nós anotarmos ou não. 

Ninguém vai chamar a sua atenção se você não estiver prestando atenção na aula ou se quiser responder a presença e ir pra cantina tomar um café e bater papo com os colegas. Você já é adulto e vai ser tratado como tal e, como adultos, está subentendido que sabe você o que é melhor para você e sabe também que todos os seus atos têm consequências.

Prepare-se para gastar muito com xerox e acumular centenas de folhas. Os livros são muito caros e nem sempre na biblioteca tem livros pra todo mundo, então temos que recorrer ao xerox. Listas de exercícios, capítulos de livros, caderno do colega do dia que você não foi a aula (ou se você for daqueles que não copia a matéria e procura um colega com o caderno completo, na véspera da prova, para xerocar)...

E por último, durma enquanto você pode! Dependendo do curso que você faz, do seu nível de dedicação e se você quiser ter uma vida social, provavelmente passará algumas noites em claro estudando para as provas e fazendo trabalhos. Um conselho, não deixe para estudar na véspera de uma prova, experiência própria! Faculdade não é ensino médio e na maioria das vezes essa tática não funciona aqui.

Mas a faculdade vai ser um ótimo período da sua vida. Você vai ter muito mais liberdade para fazer as suas próprias escolhas, provavelmente fará grandes amigos e conhecerá muito mais sobre você mesmo. É uma experiência inesquecível!

3 comentários:

  1. Também sou universitária e a diferença da época do ensino médio é evidente!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes bate uma saudade, a vida era muito mais fácil haha

      Excluir
  2. Ola!!! vi seu blog na Page Blogueiras, Gurus & Seguidores, e vim conhecer seu cantinho e já estou seguindo.
    Retribui?
    Bjão
    http://soelassentendem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!

Olá!
Meu nome é Débora, sou aquariana e tenho 23 anos. Adoro ler, sou apaixonada por Harry Potter, viciada em séries e música, futura moradora de Londres e extremamente sonhadora. Google+

Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.