terça-feira, 27 de maio de 2014
Eu saí de casa aos dezessete ano (há três anos atrás) e não tinha experiência nenhuma. Não sabia fazer comida, não sabia limpar casa, lavar roupa então? De jeito nenhum! Essas coisas eu aprendi com o tempo e ligando pra minha mãe sempre que surgia uma dúvida, "Mãe, como eu lavo o banheiro?", "Mãe, qual é a receita de tal coisa?", era até engraçado no início. Não que agora eu não ligue pra ela pra perguntar como faz algumas coisas, mas garanto que já consigo me virar muito melhor.

É claro que eu ainda estou aprendendo e estou longe de saber tudo, mas acho que posso ajudar quem tem menos experiência que eu compartilhando algumas coisas que eu aprendi nesses três anos.

A primeira coisa que eu aprendi é arrumar a cama assim que levantar, o quarto fica mais bonito, parece que me dá mais disposição e ajuda a despertar, e quando eu deixo pra depois, acabo saindo de casa e esquecendo ou então fico com preguiça.

Sujou, limpou. Você está fazendo comida e sujou a bancada ou fogão? Limpe na mesma hora! As vezes, se deixarmos pra depois, a sujeira fica mais difícil de sair, te dá mais trabalho, sem contar que pode bater uma preguicinha também. Outra coisa, se você mora com outras pessoas, é bem chato deixar a casa suja. Ninguém é obrigado a conviver com a nossa bagunça. Isso vale também pra quando usar alguma panela ou vasilha, principalmente se vocês só têm uma em casa, se outra pessoa quiser usar também ela vai ter que lavar o que você sujou, isso não é muito justo né?

Sabe quando você escova os dentes e cai pasta de dente na pia? Aquilo mancha e fica horrível! Por isso, assim que terminar é só jogar uma aguinha na pia, passar a mão e pronto, ela não fica suja.

Não deixe coisas esparramadas pela casa, quando a gente mora com os nossos pais temente pra arrumar e não deixar tudo virar uma zona, mas quando moramos sozinha só tem a gente pra deixar tudo organizado. Sem contar que quando deixamos as coisas arrumadas é muito mais fácil achar algo que estamos procurando, lembre que não tem sua mãe pra você perguntar "Mãe, onde está tal coisa?", a gente guardou e a gente tem que lembrar onde.

Quer economizar? Faça comida em casa! Assim que mudei, só almoçava em restaurante de comida a quilo, mas percebi que ficava muito caro (e eu como pouco!). Depois que passei a fazer comida em casa, estou economizando muito dinheiro que eu posso usar pra outras coisas que eu quero fazer. Eu sei que cozinhar todo dia dá preguiça, mas você pode fazer uma quantidade de arroz e feijão que dê pra semana toda e todos os dias esquentar a poção que vai comer, já pode deixar a salada cortada em vasilhinhas na geladeira, você só vai precisar fazer uma carne, não dá tanto trabalho assim. E deixe pra almoçar num restaurante naquele dia que você quiser comer algo diferente ou estiver com muita preguiça mesmo.

Quando moramos sozinha ou dividimos apartamento, não é necessário limpar a casa todos os dias, principalmente se ninguém fica muito em casa. Uma vez por semana é suficiente e podemos apenas manter as coisas limpas durante a semana, para que tudo fique bonitinho. Seguindo estas dicas que eu dei, vocês vão conseguir manter a casa limpa por mais tempo e na hora da faxina, vai ficar muito mais fácil!

Eu sei que algumas coisas podem parecer besteira ou bem óbvias, mas são coisas que as vezes a gente esquece ou fala "ah, depois eu faço isso". Mas fazer essas coisas ajuda muito, principalmente pra quem mora com as amigas. Se cada uma cumprir com as suas obrigações, a convivência vai ficar muito mais fácil e também evita atritos entre as moradoras.

6 comentários:

  1. Olá passei para conhecer seu blog
    e gostei bastante... belas dicas
    Seguindo aqui, será que pode retribuir agradeço já...
    beijinhos
    Blog: http://dieinydicas.blogspot.com.br
    Fan page: https://www.facebook.com/dieiny.josiane

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que você tenha gostado e obrigada por seguir! Vou visitar o seu blog e se eu gostar, sigo com o maior prazer :D

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua idéia, perfeito seu blog...sucesso...

    ResponderExcluir
  4. Bem bacana flor!
    Eu moro sozinha as uns 6 anos e amo, no início é bem complicado!
    Já dividi aluguel mas não deu certo, por conta da bagunça da outra parte! hehehe e eu não gostava então fui morar sozinha!
    Não me vejo morando com a mamis novamente! heheh
    Só visito ela todos os finais de semana, pois não moramos na mesma cidade. Quando morava com ela sempre reclamava da comiga achava tudo muito feijão, arroz ou massa, salada e um tipo de carne. Queria comer mais frescuras! Agora morando sozinha paguei com a língua o que mais sinto falta é da comidinha dela! hehehe
    bjos
    Sucesso com o blog!
    www.mundo-d-moda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As meninas que moram comigo estão indo formar no meio do ano e vão embora, então queria morar sozinha mesmo, mas a minha mãe não deixa de jeito nenhum, acha que é muito perigoso... Preocupações de mãe mesmo haha
      Quanto a comida, eu era muito chata! Não comia quase nada, não gostava de feijão e de um tanto de coisa... Hoje eu sinto muita falta da comida da minha casa, mesmo que seja só arroz, feijão e uma carne, a comida lá sempre é mais gostosa!
      Muito obrigada e volte sempre, beijos!

      Excluir

Olá!

Olá!
Meu nome é Débora, sou aquariana e tenho 23 anos. Adoro ler, sou apaixonada por Harry Potter, viciada em séries e música, futura moradora de Londres e extremamente sonhadora. Google+

Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.